sábado, 27 de agosto de 2011

MOXATERAPIA

O que é Moxaterapia?

por: Eda Yamura

A Moxa-lá “moguça” é feita com a planta Artemísia, aplicada em forma de pequenos cones nos centros energéticos da Acupuntura.

Hoje em dia não é segredo que a natureza cura, que plantas tem a força e o poder. A própria historia da medicina tradicional começou com o uso das plantas e raízes. Com a evolução e progresso tecnológico encapsulado, transformado pelo processo químico, e às vezes até destruindo o potencial de poder da planta, ela ainda continua sendo o melhor remédio.

Com consciência dos métodos da cura natural, hoje nos voltamos paa nossas raízes, a sabedoriada natureza.

No caso da Moxaterapia, a força da planta é também combinada –através da técnica – como o poder do fogo, permitindo curas com mais rapidez, abrindo canais energéticos, e relaxando pontos de tensão muscular. Ao aplicar a Moxa tanto nos locais afetados, como nos meridianos, o calor do fogo desbloqueia as energias acumuladas, promovendo circulação.

A Moxa age como um poderoso antiinflamátorio e como ótimo analgésico muito rapidamente.

fonte:

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

BAMBUTERAPIA

A Bambuterapia, também conhecida como massagem das sensações, utiliza bambus de várias medidas em comprimentos e diâmetros, que se adequam a cada parte do corpo.

Os nós são lixados, o que permite facilidade de manuseio e deslizamento dos bambus sem nenhum risco à pele; a textura do bambu é muito macia, e suas fibras são antibacterianas e leves.

Entre suas principais aplicações de relaxamento e bem estar destacam-se, tratamento de alterações circulatórias, de celulite e remodelagem da silhueta, massagens energéticas e anti-estresse, além de dores musculares e até drenagem linfática.

É possível realizar um lifting do rosto usando varetas e proporciona excelentes resultados no trato de pontos de shiatsu e estimulo das zonas reflexas dos pés e das mãos.

Desfrute também dos benefícios da Bambuterapia. Marque uma sessão hoje mesmo!

AURICULOTERAPIA

O mapa de todo o corpo está nas orelhas: é o que prega a auriculoterapia, técnica que previne doenças e melhora seus efeitos, principalmente dores musculares e ansiedade.




Em busca da causa
Independente da melhora, é essencial descobrir a causa da dor. Caso contrário, o problema não terá fim. "Realizamos um minucioso diagnóstico, que começa com um bate-papo. Avaliamos as partes fisiológica e psicológica. Depois utilizamos um aparelho chamado palpador, que toca o pavilhão auricular. Neste exame pode-se sentir uma pequena dor, que indicará o ponto a ser tratado. Também é fundamental verificar o estado das orelhas: áreas avermelhadas ou escuras, inchaços, descamações, tudo tem significado", diz Henrique Borochovicius (SP), acupunturista do Centro de Estudos e Tratamento Alternativo para a Saúde (Cetas). Muitas vezes este diagnóstico age preventivamente, o que torna a técnica uma importante aliada no combate a doenças.

'Espetando' a ansiedade
Quem nunca ouviu falar de alguém que emagreceu por conta da auriculoterapia ou de um dependente que está se livrando do vício graças às agulhas? A técnica tem sido muito utilizada nesses casos mas, que fique bem claro, não faz milagres. Os quilos não 'evaporam', nem a vontade de parar de beber ou fumar some como em um passe de mágica. O que é trabalhado é um ponto específico: o da ansiedade. Porém, a terapia não é a única saída. No caso da obesidade, uma alimentação saudável e exercícios físicos são mais do que necessários. "Já com dependentes químicos também são importantes as sessões psiquiátricas. A auriculoterapia entra como um auxiliar, mas o principal vem do paciente: a decisão de se livrar dos seus vícios", alerta Itagiba Matos (SP), da Companhia Zen.
Para quem busca uma alternativa mais natural no sentido de um bem-estar geral da saúde, a auriculoterapia age como uma música suave que chega a seus ouvidos. Que tal entrar no ritmo?

matéria extraída de:

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ACUNPUTURA

Acupuntura reduz impacto de tratamento contra câncer
A acupuntura é uma das técnicas de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que utiliza como ferramenta agulhas metálicas que são aplicadas na pele dos pacientes, em pontos estratégicos (pontos de acupuntura) com o objetivo de melhorar a função dos órgãos, vísceras, glândulas, diminuir ou eliminar a dor e trazer equilíbrio nas emoções. 

A acupuntura foi descrita pelos chineses há 5.000 anos e ficou por muito tempo esquecida, pela dificuldade da compreensão da escrita chinesa e de entender o seu mecanismo de ação. O fato de a acupuntura ter apresentado um grande desempenho no alívio da dor aguda e na dor crônica, fez com que ela não ficasse esquecida para sempre. 

Com o avanço da Medicina e das diferentes especialidades paralelas como a Bioquímica, foram descobertos os neurotransmissores, como a serotonina, a B-endorfina, a dinorfina e muitas outras substâncias.  Através dessas descobertas foi possível perceber que a picada da agulha na pele em um ponto especial produzia a liberação destas maravilhosas substâncias e também ficou explicado como a acupuntura pode diminuir ou acabar com a dor, liberando estas substâncias analgésicas endógenas. 

A acupuntura pode, às vezes, curar, em uma única sessão, dores que atormentam a vida de pacientes que vinham sofrendo por horas, dias, meses ou anos.  Na Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é uma grande ferramenta para manter a saúde ou trazer a saúde perdida aos pacientes.  Estudos  mais  recentes têm demostrado que a acupuntura pode ajudar a modular o sistema imunologico.  Outros trabalhos têm demostrado a ajuda a pacientes com câncer para: Diminuir ou acabar com a dor e com ofeitos colaterais da quimioterapia como a naúsea, vômito,diarreia, desidratação e quando mais complicado, os disturbios hidroeletroliticos.

A proposta de utilizar a acupuntura e outras tecnicas da M T C no tratamento do paciente com câncer é de servir como um complemento ao tratamento convencional.

Julio Cesar J. Pinheiro
CTN 01563
E-mail:  juliocesarbiomedicina84@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...